top of page

Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?

  • Soraia Finamor
  • 27 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mai. de 2020

O cenário causado pela pandemia do novo coronavirus trouxe muitas reflexões e muitos questionamentos a respeito do futuro. Haverá mudanças na nossa forma de se relacionar? Quais serão essas mudanças? Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?


Bom, para contribuir nesse debate, eu trouxe algumas reflexões minhas a respeito do tema. Confira e deixe o seu comentário me contando a sua opinião!


Muitos acreditam na volta à normalidade...


Já ouvi muitos comentários de pessoas dizendo o quanto esperam que suas vidas voltem ao normal.


Minha questão é a seguinte: seria possível voltar à normalidade?


Muitas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade migrando ou fortalecendo o seu negócio no ambiente digital. Com isso, diminuíram seus custos com infraestrutura, expandiram seu alcance e o seu mercado - agora, livre de barreiras geográficas, ampliaram seus canais de venda e estão repensando seus modelos de negócio.


Também há muitos profissionais liberais que se viram pressionados à oferecer seus serviços on-line e ganharam escalabilidade e até aumentaram suas vendas, em alguns casos.


Os negócios estão se reinventando.


Grandes empresas de tecnologia, como Google, Twitter e Facebook, anunciaram que irão prolongar o regime de home office para além do fim da quarentena. Algumas organizações brasileiras estão acompanhando essa tendência e disseram que vão conceder o poder de escolha sobre o regime de trabalho aos seus colaboradores.


Um relatório desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Infobase (empresa integradora de tecnologia da informação) e o Institute for Technology, Entrepreneurship and Culture (TEC) apontou que 30% das empresas que adotaram o trabalho remoto na quarentena irão mantê-lo por ao menos um dia na semana após o fim do isolamento.


A migração para o mundo digital favorece os negócios. Na internet, como não existe distância, o tempo é instantâneo e a potência de produtividade aumenta.


E como se preparar para esse cenário de mudança?


Hoje, mais do que nunca, algumas habilidades e competências profissionais são essenciais. São as chamadas soft skills. Essas são algumas das principais:

  1. Adaptabilidade

  2. Automotivação

  3. Disciplina

  4. Proatividade

  5. Foco em solução e em resultados

É de grande importância desenvolver essas habilidades e competências para se adaptar às mudanças no mercado de trabalho.


Pode-se dizer que o futuro pode gerar um darwinismo profissional, em que o mercado selecionará quem se adaptar às mudanças.


Portanto, precisamos estar prontos para essa nova realidade ou seremos deixados para trás.


E você, está preparado?



 
 
 

Comentários


©2020 by Soraia Finamor Neidenbach - Psicologia Clínica e Empresarial. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por On Comunicação & Marketing

bottom of page